Importância da atividade física frente à insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca, que ocorre quando o músculo do coração começa a falhar e não bombeia mais sangue corretamente, deve ser tratada com exercícios físicos corretos e de forma adequada, além de medicamentos. Leia mais

O cardiologista inglês Andrew Coats, editor do International Journal of Cardiology e professor da Universidade de Warwick (Reino Unido), explica que os exercícios mais adequados, úteis e eficazes são os aeróbicos, como caminhadas, bicicleta, natação e dança, e o treinamento de força.
"O treinamento de força deve ser trabalhado não apenas com os de fortalecimento músculo-esquelético, mas com músculo-respiratório. O tipo de exercício tem que ser adaptado às necessidades de cada paciente", adverte ele.
Segundo ele, pacientes cardíacos que fazem atividade física têm melhora do músculo do coração e do nível de cansaço, resultando na redução de mortes e da hospitalização.
"Estudos mostram que há melhora do músculo cardíaco e do nível de cansaço. A redução da apneia do sono foi outro benefício observado. Há oito anos fizemos uma revisão de estudos envolvendo cerca de mil pacientes. Identificamos melhora na sobrevida absoluta. Outro estudo, com 2.300 pacientes de ambulatório, mostrou tendência de redução da mortalidade e da hospitalização", acrescentou o cardiologista.
Fonte: Journal of Cardiology, Reino Unido.

Fator Previdenciário

SIMULAÇÃO DO CÁLCULO
Expectativa de Sobrevida: Tabela (Dezembro/2010)

Funcionamento: Indique a idade no menu abaixo; em seguida, digite o total de anos de contribuição para o INSS, marque o tipo da aposentadoria e simule!

Idade:

Anos de contribuições:

Tipo de aposentadoria:
Tempo de contribuição(Homem)
Tempo de contribuição(Mulher)
Tempo de contribuição(Professor)
Tempo de contribuição(Professora)