Farmacêuticos, biomédicos e pessoal de análises clínicas aposentam-se aos 25 anos de serviço


Farmacêuticos, biomédicos e pessoal de análises clínicas, que trabalham em ambientes com pacientes, medicamentos e produtos químicos para manipulação de remédios têm direito à aposentadoria especial ou à conversão de tempo especial insalubre em tempo comum.  O que importa para obter esse direito é a exposição aos agentes nocivos à saúde; nesta área os trabalhadores tem contato habitual e permanente com vírus, fungos e bactérias, trazidos pelos pacientes e que tomam conta do ambiente laboral.
A aplicação de injeções, medição de glicose, realização de curativos e suturas são atividades habituais no exercício da profissão e se ficarem comprovadas garantem esse direito. Além disso, há o contato com material hospitalar, como injeções, remédios, produtos de esterilização e numerosos outros agentes químicos nocivos à saúde, principalmente na manipulação de medicamentos.
É possível, se não se completou os 25 anos em profissões insalubres, pedir a conversão do tempo, ganhando 40% a mais no tempo comum se homem, e 20% a mais se mulher. O pessoal autônomo ou que trabalha como cooperativado, tem direito a esse benefício, desde que faça a comprovação.

Clique AQUI e baixe o guia da aposentadoria especial para área da saúde.

Fator Previdenciário

SIMULAÇÃO DO CÁLCULO
Expectativa de Sobrevida: Tabela (Dezembro/2010)

Funcionamento: Indique a idade no menu abaixo; em seguida, digite o total de anos de contribuição para o INSS, marque o tipo da aposentadoria e simule!

Idade:

Anos de contribuições:

Tipo de aposentadoria:
Tempo de contribuição(Homem)
Tempo de contribuição(Mulher)
Tempo de contribuição(Professor)
Tempo de contribuição(Professora)