Polêmica sobre o nome para uma ideia maravilhosa, que conforta o idoso

As casas de repouso e empreendedores voltados para o setor da terceira idade descobriram um nicho de mercado que cresce aceleradamente: espaço para hospedar por dia o idoso, que chega ao local de manhã e vai embora no final da tarde, mas existe um problema em relação a isto, que, por incrível que pareça, está no nome para definir a atividade.
Muitos usam a palavra creche para a terceira idade e até mesmo creche do vovô ou da vovó.
Essa denominação no entanto está sendo muito criticada por profissionais do setor, que a consideram inadequada porque infantiliza o idoso.
Alguns consideram esse tipo de denominação uma forma pejorativa de tratar a velhice.
"É lamentável chamar esse espaço de creche. Mesmo no caso de pessoas com demência é fundamental manter sua autonomia, respeitar seus desejos. Não é uma criança", diz o médico Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade.
Ex-diretor na Organização Mundial da Saúde (OMS) na área de envelhecimento, Kalache aplaude a criação desses espaços e defende que sejam denominados centros-dia.
Para um país como o Brasil, cuja população vê aumentar sua longevidade continuamentre esses centros de convívio de idosos são muito importantes.
O que é mais estimulante em relação aos centros-dia é que recebem os interessados, que permanecem no local ao longo do dia e voltam para casa no final da tarde.
Isso representa grande incentivo de convivência, aumenta a sociabilização da pessoa, estimula nela funções físicas e mentais e lhe preserva a dignidade.

Fator Previdenciário

SIMULAÇÃO DO CÁLCULO
Expectativa de Sobrevida: Tabela (Dezembro/2010)

Funcionamento: Indique a idade no menu abaixo; em seguida, digite o total de anos de contribuição para o INSS, marque o tipo da aposentadoria e simule!

Idade:

Anos de contribuições:

Tipo de aposentadoria:
Tempo de contribuição(Homem)
Tempo de contribuição(Mulher)
Tempo de contribuição(Professor)
Tempo de contribuição(Professora)