Se você não recebeu restituição do Imposto de Renda, crie um código de acesso e consulta a Receita

Idosos com mais de 60 anos e pessoas com moléstias graves ou com deficiência física e mental têm preferência no recebimento da restituição do Imposto de Renda. 
Eles são os primeiros a ser contemplados pela Receita Federal. Por isso, devem ficar atentos. Segundo informações do fisco, se o dinheiro não entrou na conta no quarto lote de devolução – do total de sete –, disponível no último dia 15, é porque o contribuinte caiu nas garras do Leão e precisará dar explicações ao órgão.

Um pequeno erro de digitação é identificado pela Receita, que tem um rígido e eficiente sistema de cruzamento de dados que detecta qualquer engano ou má-fé. Uma mínima diferença de cálculo pode dar muita dor de cabeça. Devido a essa vigilância, resta ao contribuinte se precaver. Por isso, é importante acompanhar, constantemente, a situação com o fisco. Para o cidadão verificar se está tudo ok, basta criar um código de acesso no site da Receita (http://www.receita.fazenda.gov.br/).

Se houve equívoco, o contribuinte deve transmitir, pelo próprio site, uma declaração retificadora com as correções ou informações anteriormente omitidas. Após a transmissão desse ajuste, se as pendências forem solucionadas, o sistema do fisco eletronicamente desbloqueará o documento da malha fiscal (espécie de peneira para verificação de inconsistências) e a restituição será liberada automaticamente.

Os que tiverem suas declarações retidas pelo fisco por erros podem ter que arcar com multas que chegam a 225% sobre o imposto devido. Se o contribuinte não entender que o primeiro sinal de alerta é o fato de estar fora dos primeiros lotes e, por acaso, ficar esperando um aviso da Receita, pode ter problemas futuros. Ele só vai receber uma notificação no ano seguinte.

Desde 2013, a opção para a pessoa se declarar deficiente ou portador de doença grave está na primeira página do programa de declaração anual da Receita. A opção já existia no ano anterior,
mas não garantia ao contribuinte prioridade automática – era preciso fazer uma requisição para ser atendido posteriormente.

A facilidade, segundo declarações do supervisor de IR da Receita, Joaquim Adir, levou o órgão a tomar mais medidas para evitar fraudes e caso de gente que se declara portadora de deficiência ou de doenças graves, apenas para embolsar o dinheiro nos primeiros lotes. Adir avisou que a Receita vai cruzar dados para identificar casos de pessoas que poderão ser beneficiadas ilegalmente. “A pessoa em situação irregular poderá ser chamada e responder criminalmente por essa ação”, disse Adir.

Fonte: Receita Federal

Fator Previdenciário

SIMULAÇÃO DO CÁLCULO
Expectativa de Sobrevida: Tabela (Dezembro/2010)

Funcionamento: Indique a idade no menu abaixo; em seguida, digite o total de anos de contribuição para o INSS, marque o tipo da aposentadoria e simule!

Idade:

Anos de contribuições:

Tipo de aposentadoria:
Tempo de contribuição(Homem)
Tempo de contribuição(Mulher)
Tempo de contribuição(Professor)
Tempo de contribuição(Professora)