Bônus de 25% é ampliado para a aposentadoria do INSS

A TNU (Turma Nacional de Uniformização), dos Juizados Especiais Federais, decidiu que a regra de acréscimo de 25% no valor da aposentadoria por invalidez, quando o segurado precisa de auxílio permanente para realizar as atividades do cotidiano, deve ser aplicada também para os outros tipos de aposentadoria (por idade e por tempo de contribuição).

O acréscimo de 25% pode inclusive ser aplicado acima do teto de pagamento da Previdência. Ou seja, se o aposentado recebe R$ 4.663,75, o bônus pode chegar a R$ 1.165,93.
A decisão da TNU vai servir de referência para todos os casos semelhantes em tramitação nos Juizados Especiais Federais. O caso foi julgado na TNU no dia 11 de março e a sentença, publicada agora. Um segurado estava aposentado por idade havia dez anos e sofreu o AVC (acidente vascular cerebral) que deixou sequelas irreversíveis.
Segundo a decisão do juiz  Sérgio Murilo Wanderley Queiroga, da TNU, pelo princípio da isonomia, o aposentado teria direito ao acréscimo.  “O objetivo é dar auxílio ao segurado que necessita de guarida, quando a sua condição não permite viver de forma autônoma”, afirmou o juiz.

Fator Previdenciário

SIMULAÇÃO DO CÁLCULO
Expectativa de Sobrevida: Tabela (Dezembro/2010)

Funcionamento: Indique a idade no menu abaixo; em seguida, digite o total de anos de contribuição para o INSS, marque o tipo da aposentadoria e simule!

Idade:

Anos de contribuições:

Tipo de aposentadoria:
Tempo de contribuição(Homem)
Tempo de contribuição(Mulher)
Tempo de contribuição(Professor)
Tempo de contribuição(Professora)