Quanto mais exercício físico, melhor

Cientistas do Centro de Estudos do Alzheimer da Universidade do Kansas e de outras instituições decidiram averiguar quanto exercício físico seria necessário para melhorar a capacidade física. Eles começaram recrutando 101 pessoas sedentárias, com ao menos 65 anos de idade.
Os cientistas trouxeram os voluntários ao laboratório e realizaram com eles uma série de testes, incluindo medidas de capacidade aeróbica.

Os voluntários foram aleatoriamente divididos em quatro grupos. Um dos grupos começou a praticar 75 minutos de exercícios físicos por semana, o que representa metade da recomendação mínima de 150 minutos de exercícios moderados. Outro grupo passou a praticar os 150 minutos semanais recomendados. 
O terceiro grupo passou a praticar 225 minutos de caminhadas aceleradas por semana, o que representa um volume 50 por cento superior ao recomendado. O quarto grupo praticou exercícios, que consistiam basicamente em caminhadas aceleradas na esteira elétrica por períodos de 25 minutos a uma hora. (Alguns voluntários utilizaram aparelhos elípticos em parte de suas rotinas.)
Depois de 26 semanas, todos os participantes voltaram ao laboratório para refazer os testes originais.
Neste momento, os grupos apresentaram diferenças significativas, especialmente do ponto de vista físico. Quanto mais o indivíduo tivesse se exercitado, mais teria aumentado sua resistência, o que está longe de ser uma surpresa. Os voluntários do quarto grupo não tinham melhorado sua condição física; as pessoas do grupo que se exercitou por 75 minutos semanais estavam um pouco melhores; quem se exercitou por 150 minutos semanais estava ainda melhor; e o grupo que caminhava 225 minutos todas as semanas era o que estava em melhor forma física.
"Houve uma relação muito óbvia entre o volume de caminhada e o bem-estar físico dos voluntários", afirmou o Dr. Jeffrey Burns, diretor do Centro de Estudos do Alzheimer da Universidade do Kansas.

Fator Previdenciário

SIMULAÇÃO DO CÁLCULO
Expectativa de Sobrevida: Tabela (Dezembro/2010)

Funcionamento: Indique a idade no menu abaixo; em seguida, digite o total de anos de contribuição para o INSS, marque o tipo da aposentadoria e simule!

Idade:

Anos de contribuições:

Tipo de aposentadoria:
Tempo de contribuição(Homem)
Tempo de contribuição(Mulher)
Tempo de contribuição(Professor)
Tempo de contribuição(Professora)